A música como remédio para a insônia

A insônia é um problema que afeta a grande maioria da população e que vêm crescendo consideravelmente devido ao stress e a correria do dia a dia. Existem diversos remédios para combater a insônia, um deles é através da música.

Combater a insônia

 

Os causadores da Insônia

Insônia, dificuldade para dormir e relaxar e dificuldade para dormir cedo são problemas muito comuns em adultos e adolescentes que possuem uma agenda cheia e estressante. Um dia corrido e a ansiedade para as atividades do amanhã acabam dificultando o descanso eficaz.

Os principais causadores da insônia são:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Alterações no “relógio biológico”
  • Condições médicas como insuficiência cardíaca, distúrbios de tireoide ou câncer, por exemplo.
  • Medicamentos
  • Excesso de álcool, nicotina e cafeína
  • Idade
  • Azia e refluxo

A maior parte desses fatores causa a insônia pois impede o corpo de relaxar e descansar, fatores essenciais para o sono em questão.

O sono é essencial para a memória, para fortalecer o sistema imunológico, para diminuir a ansiedade, dar mais disposição, melhorar a memória e também para o aprendizado.

A insônia é extremamente prejudicial para o organismo, então é necessário testar várias formas de combate-la e ver a qual seu organismo se adapta melhor.   

Os benefícios da música

A música é comprovadamente benéfica para diversas áreas do organismo e principalmente para as áreas psicológicas. A música gera uma sensação de bem estar semelhante às relações sexuais e comer chocolate, devido à liberação da dopamina;

  • Libera a dopamina, gerando uma sensação de bem estar como a de comer chocolate ou ter relações sexuais
  • Auxilia na motivação para as atividades do dia a dia;
  • Auxilia no relaxamento;
  • Auxilia na diminuição de dores crônicas e pós-operatórias;
  • Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Acalma e incentiva o desenvolvimento de bebês ainda no útero;
  • Auxilia a concentração e a memorização;
  • Reduz o ritmo cardíaco

A música como remédio para insônia

É possível se perceber a atuação da música no combate à insônia a partir das canções de ninar para bebês. A música causa um relaxamento nos bebês, diminuindo o ritmo cardíaco e a respiração até que estes caiam no sono. Com adultos também não é diferente.

A música provoca efeitos semelhantes ao quando se medita e, da mesma forma que nos bebês, diminui os batimentos cardíacos e a respiração, auxiliando para o relaxamento do corpo. Estudos mostram que a musicoterapia ajuda no tratamento do câncer e outras doenças e contra o stress, a ansiedade e a depressão.

Se o corpo estiver pronto para ouvir a música, relaxando e limpando a mente com a ajuda dela, irá descobrir um ótimo remédio para a insônia.

Como combater a insônia com música

Combater a insônia com músicaNão basta apenas ouvir a música e esperar por um milagre. Combater a insônia através da música precisa de uma preparação. Primeiramente, comer alimentos leves antes de dormir e evitar ingerir alimentos e bebidas com cafeína. Você pode usar a música contra o stress.

Entender que as coisas não acontecem de uma hora para outra é o segundo passo. A música só funciona como remédio para a insônia se você souber qual música te acalma. O recomendado são sons suaves e harmônicos, que remetam à coisas boas.

Pode ser através da música clássica, de sons da natureza ou melodias leves, depende de cada um.

As músicas para se combater a insônia

Como dito a cima, a música só será um remédio eficiente se remeter a pessoa a um relaxamento, ou seja, pessoas que sofrem de insônia, não pode ser algo que a lembre de experiências traumáticas nem algo que a estimule. São por esses motivos que os especialistas recomendam sons suaves e harmônicos, como os barulhos da natureza e algumas músicas clássicas.

Porém, mais uma vez, depende de cada pessoa, existem pessoas que se acalmam com alguns sons e melodias mais pesados. O importante é ir testando para saber com qual você se sentira mais relaxado e dormirá mais tranquilo.

O importante da música, também, é na hora do sono e sonhos. Músicas mais pesadas tentem a causar sonhos mais pesados enquanto músicas mais leves geram sonhos mais leves. Quando se tem um pesado, geralmente acorda cansado, não é mesmo? Então com uma música mais leve você ainda diminui as chances de isso acontecer e pode acordar descansado, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Deixe um comentário