24 de outubro de 2014

Triglicérides faz parte dos vilões que provocam AVC

 

Pesquisa com mais de 13 mil indivíduos concluiu que triglicérides integra um quarteto de vilões que provoca acidente vascular cerebral

 

Até pouco tempo o colesterol era o vilão principal na participação do aumento das doenças cardiovasculares, junto com hipertensão arterial e diabetes. Com a publicação de vários trabalhos recentes, incluindo nova pesquisa da Dra. Marianne Benn, do Hospital Universitário de Copenhague (Dinamarca), publicada nos Anais de Neurologia em fevereiro deste ano, houve o acréscimo dos triglicérides na gênese destas doenças.

 

Esta investigação durou 33 anos com 7.579 mulheres e 6.372 homens brancos e dinamarqueses. A conclusão deste trabalho pioneiro mostrou que níveis muito altos de triglicérides formam placas de aterosclerose iguais às do LDL – mau colesterol - colaborando para o entupimento dos vasos coronarianos.

 

O risco de ocorrer derrame cerebral (AVC) foi igual ao do grande aumento de colesterol no sangue destes pacientes. As mulheres foram as mais prejudicadas. Todas as pacientes que apresentaram níveis de triglicérides acima de 443 mg/dl em jejum tiveram mais AVC do que aquelas que tiveram níveis até 89 mg/dl. Pacientes masculinos tiveram risco 2,3 vezes maior, pouco abaixo dos níveis para mulheres (3,9).

 

Triglicérides são partículas encontradas nos alimentos que contenham muitas calorias como chocolates, pães, massas, castanhas e nozes, sorvetes, bolachas amanteigadas, queijos gordos, manteiga pura, salsicha, linguiça e todos os embutidos e frutos do mar. Também o cigarro deve ser acrescentado nesta lista. Constatou-se que 85% vêm destes alimentos consumidos em excesso e 15% são produtos do próprio organismo, fabricados no fígado.

 

O AVC pode ser hemorrágico, quando houver rompimento de artéria cerebral. O socorro deverá ocorrer em até seis minutos. Representa 20% dos casos. Outro tipo de AVC é o isquêmico com 80% dos casos. Nesta situação o rompimento da artéria, impede a passagem do sangue para o cérebro e a morte é instantânea, sem socorro médico próximo.

 

As queixas, quando está para ser instalado um AVC, são varáveis como: formigamento nas mãos, perda de força imediata em uma ou ambas as pernas e mãos, dificuldade em falar, chegando a desmaiar. As sequelas que ficarem dependerão da assistência médica que os pacientes tiverem o mais rápido possível e de fisioterapia permanente.

 

No Brasil foram registradas 200 mil internações por ano com AVC, sendo que a doença é a primeira causa de morte em mulheres e a segunda em homens.

 

Fale com seu médico para solicitar sempre as dosagens de colesterol total bom e mau e também os triglicérides. O normal para estes baixou para 70 mg/dl. Além dos medicamentos prescritos, a dieta de alimentos proibidos deverá ser seguida sempre.

Patrocinio





Recado
Anjos de um minuto
Ele avançou com dificuldade e, então, percebeu. A mulher seguia ao lado

Somando forças
Um ano cheio de surpresas, este que deixamos para trás. A natureza em fúria deixou penosas lembranças

Cumpra sua lista. Sempre há tempo
Novo ano. Sempre é hora de revisar comportamentos e tomar rumo certo

Quando pensar faz mal
Às vezes surpreendo as pessoas afirmando que pensar racionalmente

© 2014 Vidaintegral Ltda.