24 de outubro de 2014

Comece bem 2003: cuide-se melhor.

Agora que já findaram os dias de festas de Natal e Ano Novo volta-se a pensar nas promessas nunca cumpridas - quando passar o Ano Novo vou começar um regime e emagrecer…

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde divulgou a lista dos dez maiores riscos para a saúde e para a população em todo o mundo. Os riscos a seguir juntos são causadores de 40% de cinqüenta e seis milhões de mortes anualmente.

Em primeiro lugar aparece a hipertensão arterial, doença insidiosa responsável por 13% da mortalidade mundial. Em seguida vem o cigarro, colesterol aumentado (quatro milhões e meio de mortes por ano), subalimentação, sexo sem proteção (aids), alcoolismo, má qualidade da água, fumaças de combustíveis sólidos, falta de ferro e obesidade.

O tema de hoje trata das dislipidemias, discutido em recente simpósio internacional da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em São Paulo. As alterações, tanto do colesterol total, que engloba o bom colesterol (HDL), o mau colesterol (LDL) junto com os triglicérides são graves fatores de risco para a doença arterial coronariana.

A SBC estabeleceu há um ano novas diretrizes. A taxa do colesterol total de 240 mg foi rebaixada para até 200 mg ou menos, para pessoas acima de vinte anos. O HDL desejável é de 40 mg ou mais. O LDL, fração mais perigosa, deve ser inferior a 100 mg.

Os triglicérides, pouco conhecidos pela população em geral, são frações retiradas de alimentos gordurosos, tanto animais como vegetais. Também existem os triglicérides fabricados no fígado, onde parte circula e parte vai para tecidos, contribuindo para formar as tais gordurinhas a mais. O limite foi rebaixado para 150 mg ou inferior para pessoas acima de vinte anos.

A obesidade e a relação da medida da cintura do homem estão fixadas em no máximo 94 cm para o homem e 80 cm para a mulher, tentando evitar um fator de risco da doença coronariana.

Se você estiver na faixa dos 45 anos e houver história de doença coronariana na família é hora de pensar no assunto. Se fumar, tiver diabetes, hipertensão arterial e excesso de peso os cuidados deverão ser redobrados. Com os abusos de fim de ano a realização de exames laboratoriais é um bom começo para 2003, não só para cumprir a promessa, mas também para proteger seu coração de surpresas.

Os últimos dados informam que 32,4% da população brasileira tem colesterol total acima de 200 mg e 21,2% tem triglicérides acima de 150mg. Mesmo nosso Presidente Lula e a esposa estão incluídos nesse grupo, conforme dados do Instituto do Coração, e empenhados em seguir o regime prescrito.

Você pode contribuir para diminuir essa estatística e sobreviver mais e melhor, seguindo as recomendações do seu médico. Não creia no que disse Millor Fernandes, nosso humorista mor: “A Medicina é 1% de terapêutica e 99% de nomenclatura”.

O Dr. Luiz Freitag é geriatra em São Paulo, co-fundador da seção São Paulo da Sociedade Brasileira de Geriatria.

Patrocinio





Recado
Anjos de um minuto
Ele avançou com dificuldade e, então, percebeu. A mulher seguia ao lado

Somando forças
Um ano cheio de surpresas, este que deixamos para trás. A natureza em fúria deixou penosas lembranças

Cumpra sua lista. Sempre há tempo
Novo ano. Sempre é hora de revisar comportamentos e tomar rumo certo

Quando pensar faz mal
Às vezes surpreendo as pessoas afirmando que pensar racionalmente

© 2014 Vidaintegral Ltda.