20 de setembro de 2014

Homens X Osteoporose

Engana-se quem pensa que osteoporose é uma preocupação exclusiva das mulheres.

Especialistas apontam e afirmam, os homens também estão na mira deste mal!

A osteoporose atinge os homens de forma silenciosa. Grande conhecida das mulheres, que são particularmente atingidas na fase da menopausa, a osteoporose masculina também pode chegar aos homens na andropausa. A diferença é que a menopausa apresenta sintomas claros de seu início, enquanto que a andropausa chega sem nenhum alarme visível. Isso dificulta principalmente o controle da evolução da doença.

A descoberta da osteoporose masculina ainda é relativamente recente, por isso, os critérios para o diagnóstico ainda não foram validados e definidos pela Organização Mundial da Saúde – OMS para uso internacional. Por enquanto, são utilizados, por correspondência, esquemas dos exames produzidos para mulheres.

++Osteoporose no Brasil

Algumas causas para o desenvolvimento da doença começam a ser conhecidas e estudadas. Embora uma parte da osteoporose continue sem causa definida, já é possível determinar que, entre 40 a 60% dos casos, as causas mais comuns são hipogonadismo (atraso na puberdade, baixa testosterona) e uso de medicamentos com corticóides. O alcoolismo e as doenças gastrointestinais também apresentam grande percentual. O Professor Doutor Fernando Cavalcanti, professor-adjunto de reumatologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e presidente-eleito da Sociedade Brasileira de Reumatologia, afirmou que as cirurgias de redução de estômago (gastroplastia), também causam a osteoporose masculina. Ele aponta que "esse tipo de operação reduz a absorção de cálcio e outros nutrientes necessários ao organismo e estão sendo realizadas principalmente em homens". O cálcio é fundamental para manter a integridade da massa óssea.

O Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into), vai estudar a incidência da osteoporose nos homens. Para quantificar e tratar as vítimas da doença, o Into criou no Hospital de Traumato-Ortopedia (HTO), na cidade do Rio de Janeiro, o Ambulatório de Osteoporose Masculina. O projeto pretende também conhecer a realidade da versão masculina da doença no Brasil, para promover, no futuro, uma campanha de esclarecimento junto à população.

++Prevenção e tratamento

Os especialistas recomendam que a prevenção da osteoporose deve começar cedo. Desde a infância é necessário o consumo adequado de cálcio e vitamina D. Assim se garante a formação de uma boa massa óssea, que será acumulada ao longo dos anos. Dr. Luiz Henrique de Gregório, presidente da Sociedade de Endocrinologia e Metabologia do Rio de Janeiro – SBEM-RJ, afirma que “quanto mais se ingere alimentos com cálcio, mais se está repondo o que foi utilizado e preservando a massa óssea”.

Além da alimentação adequada, praticar exercícios diários e caminhadas ao sol também são grandes aliados na prevenção e tratamento. Cuidar das doenças de base, também é importante. Isto significa não fugir do médico. Para doenças hormonais (hipogonadismo), procure o endocrinologista. No caso das gastroenteropatias e de alcoolismo, procure gastroenterologista ou hepatologista, e para acompanhamento geral, consulte um reumatologista.

++Prevenindo os riscos

Na osteoporose todo cuidado é pouco, por isso, é importante evitar situações de risco, especialmente as quedas e fraturas. Entre as dicas destacam-se o uso de corrimãos em locais com degraus e rampas e a instalação de pisos anti-derrapantes ou ásperos. No quarto, deve-se deixar acessórios à mão como lanterna para emergência e copo d'água, pois muitas quedas acontecem à noite quando se levanta para beber água. O banheiro deve ter porta-toalhas próximo ao box e barras de apoio e, no caso daqueles mais idosos, assentos fixos para o banho.


++ ALIMENTOS PARA PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE

Alimentos ricos em cálcio:

Ex: brócolis, repolho, couve-flor, couve de bruxelas, leguminosas, tofú, leite e derivados.

Obs: não optar pelo leite e derivados como a fonte principal de cálcio, porque o cálcio proveniente dos alimentos de origem animal tem menor biodisponibilidae, ou seja, é pouco absorvido.

Alimentos ricos em boro:

Ex: maçã, pêra, uvas, figo, pêssego, leguminosas.

Obs: o boro é um mineral que reduz a excreção urinária de cálcio em torno de 44%.

Alimentos ricos em vitamina K:

Ex: folhas verdes (agrião, espinafre, alface), brócolis, tomates, repolho cru, aspargo

Obs: a vitamina K contribui para formação da proteína óssea OSTEOCALCINA – responsável pela fixação do Ca nos ossos.

Alimentos ricos em vitamina D:

Ex: ovos, queijos. A vitamina D fixa o cálcio nos ossos. A exposição ao sol aumenta a vitamina D no organismo. Aumentar o consumo principalmente por pessoas que não tomam sol.

Alimentos ricos em vitamina C:

Ex: kiwi, limão, laranja, cajú.

Obs: A vitamina C aumenta produção de colágeno composta do tecido.

FONTE: Amélia Duarte – Nutrição Avançada

EXERCÍCIOS PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE

•EXERCÍCIO 1

PROPÓSITO: Fortalecer os músculos extensores da coluna.

POSIÇÃO: Sentada numa cadeira firme, sem apoiar-se contra o encosto da cadeira. Cotovelos encostados na lateral do tórax, antebraços estendidos na horizontal e mãos direcionadas para a frente. Puxar, estender as omoplatas para trás e manter esta posição até contar de um a cinco. Repetir o exercício dez vezes.

•EXERCÍCIO 2

PROPÓSITO: Fortalecer os músculos extensores das costas, estimular a respiração profunda, alongar os músculos do peito.
POSIÇÃO: A mesma que a figura 1 , mas com as mãos colocadas atrás da cabeça.

MOVIMENTO: Empurrar os cotovelos para trás, mantendo ao mesmo tempo as mãos sobre a cabeça. Inspirar profundamente ao realizar este movimento e expirar ao relaxar. Repetir.

•EXERCÍCIO 3

PROPÓSITO: Fortalecer os músculos extensores das costas.

POSIÇÃO: Deitada de bruços, com uma almofada dura debaixo do tórax e abdome. Braços extendidos por trás das costas, pernas esticadas com os dedos do pé apoiados no chão.

MOVIMENTO: Levantar a cabeça e o tronco superior, mantendo o tórax contra a almofada. Sustentar contando até cinco. Repetir dez vezes.

•EXERCÍCIO 4

PROPÓSITO: Fortalecer os músculos extensores lombares e dos quadris.

POSIÇÃO: De quatro no chão. Apoiar o tronco sobre os braços estendidos.

MOVIMENTO: Levantar do solo uma perna com os quadris estendidos e o joelho ligeiramente flexionado. Sustentar esta posição contando até cinco. Repetir cinco vezes com uma perna e depois com a outra.

•EXERCÍCIO 5

PROPÓSITO: Fortalecer os músculos abdominais com exercícios isométrico.

POSIÇÃO: Deitada de costas sobre uma superfície dura. Calcanhares contra o solo, braços cruzados sobre o abdome.

MOVIMENTO: Levantar as duas pernas uns 30cm do solo, mantendo os joelhos esticados. Sustentar esta posição contando até cinco. Repetir dez vezes

•EXERCÍCIO 6

PROPÓSITO: Fortalecer os músculos extensores das costas. Melhorar a qualidade do movimento dos quadris e dos joelhos.

POSIÇÃO: De costas sobre uma superfície dura. Joelhos flexionados 90 graus. Braços afastados, cotovelos flexionados 90 graus e apoiados sobre a superfície em exercício. Antebraços para cima.

MOVIMENTO: Pressionar com os cotovelos para baixo. Manter a posição contando até cinco. Repetir dez vezes.

•EXERCÍCIO 7

PROPÓSITO:
Fortalecer os músculos extensores das costas e os músculos abdominais.

POSIÇÃO: Deitada de costas sobre uma superfície dura.

MOVIMENTO: Levantar os joelhos e trazê-los o mais próximo possível do tórax. Manter esta posição contando até cinco. Repetir dez vezes.

•EXERCÍCIO 8

PROPÓSITO:
Fortalecer os músculos extensores das costas e os músculos abdominais. Alongar as costas ao máximo.

POSIÇÃO: De costas sobre uma superfície dura. Braços estendidos em direção a cabeça.

MOVIMENTO: Esticar os braços no sentido da cabeça e os dedos dos pés para fora, forçando o abdome para dentro. Manter esta posição contando até cinco. Repetir cinco vezes.

Fonte:
www.geocities.com/HotSprings/Spa/3834/OSTEOPOROSE.HTML


Serviço:Ambulatório de Osteoporose Masculina

Horário: das 13h às 16h

Local: Sede do HTO – Rua do Resende, 156 – Centro – Rio de Janeiro

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