22 de outubro de 2014

  Cem anos, com saúde

  Este texto apresenta lições extraídas de um estudo que durou dez anos sobre pessoas saudáveis e ativas aos cem anos e foi produzido com apoio do New England Centenarium Study.

  O material foi publicado no livro Living to 100: Lessons in Living to your Maximum Potential at any Age, dos autores Thomas T. Perls, M.D., M.P.H. e Margery Hutter Silver, Ed.D., Basic Books, 1999.

  Atitude

Como você encara o envelhecimento é chave para sua habilidade para enfrentá-la. Pessoas centenárias raramente levam em conta a limitação da idade. Pelo contrário, utilizam todas as oportunidades e possibilidades talvez não disponíveis anteriormente.

  Genes

  Cremos que a grande maioria das pessoas tem genes que lhes permitem viver pelo menos até os 85 anos. Utilize esses genes. Não os desperdice. Práticas de conservação da saúde ajudarão você a produzir pelos menos algumas das diferenças genéticas entre você e os centenários e maximizar a porção saudável de sua vida.

  Exercícios. Com o envelhecimento os exercícios de resistência tornam-se cada vez mais importantes na manutenção de força e músculos. Tecidos musculares aumentados queimam gordura mais eficientemente, reduzem riscos de doenças cardíacas e estimulam sua sensação de bem-estar. Procure novos desafios. Mantenha a mente ocupada com novas e diferentes atividades para exercitar as partes diversas do cérebro.

  Aproveite oportunidades e possibilidades que talvez não estiveram disponíveis antes, tais como uma Segunda profissão, atividades comunitárias, instrução musical, escrever ou viajar.

  Nutrição

  Dê ênfase a frutas e verduras na dieta e reduza o consumo de carne, alimentos saturados e gorduras hidrogenadas e doces. Coma moderadamente a fim de evitar obesidade.

  Suplemente sua dieta saudável com a antioxidante vitamina E (400-800 UI diariamente) e selênio (100-200 mcg diariamente). 

  Fuja do estresse

  Centenários naturalmente sofrem com o estresse psicológico. Humor, meditação, tai-chi-chuan, exercícios e otimismo são algumas das importantes ferramentas para gerenciar o estresse.

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Recado
Anjos de um minuto
Ele avançou com dificuldade e, então, percebeu. A mulher seguia ao lado

Somando forças
Um ano cheio de surpresas, este que deixamos para trás. A natureza em fúria deixou penosas lembranças

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