ASSINE JÁ!
 |    home  
  Bem-vindo! Assinante clique aqui para login

Busca artigos por palavra chave




08/10/2007
 

Avocado,  abacate usado na culinária,  pode prevenir câncer da boca

 

Propriedades anti-cancerígenas – altos níveis de fitonutrientes e fitoquímicos - são estudadas em Universidade de Medicina, em Ohio.

 

Os nutrientes contidos no avocado, tipo de abacate originário da Califórnia, possuem propriedades que podem prevenir  o desenvolvimento de células pré-cancerígenas. É o que revela estudo desenvolvido pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, cujo objetivo é associar o consumo de frutas e vegetais na redução do risco de vários tipos de câncer. 

Pesquisadores descobriram que o extrato do avocado Hass pode matar ou parar o crescimento de células bucais pré-cancerígenas. A variedade  Hass é encontrada, no Brasil,  de maio até final de outubro. Possui casca rugosa, formato arredondado e quando maduro, fica macio e com a casca escura.
O efeito preventivo desse tipo de abacate é atribuído ao alto nível de fitonutrientes e fitoquímicos, componentes que conferem propriedades protetoras à saúde, comumente encontrado em frutas e vegetais de cores mais escuras.

 

“Farmácia” in natura

O avocado é  fonte  rica em antioxidantes e fitonutrientes, incluindo vitamina C, folato, vitamina E, fibras e gorduras insaturadas. São isentos de sódio, não possuem gorduras trans e possuem um baixo índice de gorduras saturadas, o que o transforma num item importante, de baixa caloria para uma dieta saudável.

“Acreditamos que esse seja o primeiro estudo que relaciona as propriedades do abacate com o câncer bucal, diz Steven M. D’Ambrozio, autor da pesquisa e membro do programa de carcinogênese molecular do Centro de Câncer em Ohio.

“Os componentes fitoquímicos do avocado não só paralizam o processo de crescimento das células pré- cancerígenas, como também matam esse tipo de células, sem destruir as células normais. Esse estudo tem como foco o câncer bucal, entretanto, a descoberta pode auxiliar outros tipos de cânceres”, diz D’Ambrozio.

“O futuro é promissor. Estamos identificando frutas, vegetais e fitonutrientes com atividades de prevenção ao câncer”, celebra. Assim que identificarmos os mecanismos moleculares pelos quais os fitonutrientes agem na prevenção ao câncer, estaremos, cada vez mais, aptos a desenvolver coquetéis naturais para combater certos tipos de câncer”, finaliza o pesquisador.


Publicado por: Vida Integral
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
©2002 - 2009 Vida Integral, Todos os Direitos Reservados | expediente | webmaster
desenvolvido por: Siglobal