26 de outubro de 2014

C√Ęncer de pr√≥stata ‚Äď novos avan√ßos

 

Dr. Luiz Freitag

                                                       

Como prevenção precoce, todo homem, entre 40 e 45 anos, deve consultar um urologista, mesmo não apresentando nenhum sintoma.

 

A palavra ‚Äúpr√≥stata‚ÄĚ vem da palavra grega ¬†prostatis,¬† que significa ‚Äúo que est√° adiante‚ÄĚ, no caso dos test√≠culos. Trata-se de uma gl√Ęndula do tamanho de uma noz, que produz um l√≠quido, desde a adolesc√™ncia do homem, juntando-se ao esperma e auxiliando a conduzir os espermatoz√≥ides at√© sua ejacula√ß√£o, no final do orgasmo. Dentro dela, a testosterona, principal horm√īnio masculino, transforma-se em diidrotestosterona, respons√°vel pelo controle do crescimento da pr√≥stata. Essa gl√Ęndula foi descoberta pelo m√©dico veneziano Niccol√≤ Massa, em 1536.

Aos 20 anos, a gl√Ęndula pesa 20 gramas. Com o passar dos anos, pode atingir 30 gramas ou pouco mais e ainda est√° dentro da normalidade. Sabe-se de casos de homens de mais de oitenta anos que nunca apesentaram aumento dessa gl√Ęndula, nem outras altera√ß√Ķes a ela relacionadas. S√£o privilegiados pela natureza e pelas caracter√≠sticas dos seus gens, comprovando¬† que nem todos os homens sofrem de doen√ßas da pr√≥stata.

¬†O exame de ultrassonografia informa se h√° aumento ou hiperplasia, que pode ser benigna (HPB) ou maligna. Para constatar essa diferen√ßa o urologista faz o toque retal, m√©todo mais f√°cil de determinar a altera√ß√£o da pr√≥stata. O m√©dico verifica se a pr√≥stata est√° lisa ou rugosa, aumentada ou n√£o. Notando altera√ß√Ķes, ser√£o solicitados outros exames, como, por exemplo, o ant√≠geno prost√°tico espec√≠fico, que √© uma prote√≠na conhecida desde 1980 como PSA. Esse exame √© realizado nas dosagens livre e total.

Estudos elaborados em universidades americanas desde 2004, com bi√≥psia da pr√≥stata em tr√™s mil volunt√°rios comprovaram a exist√™ncia de c√Ęncer em 15% deles, mesmo apresentando normalidade ao toque e n√≠veis de PSA considerados normais.

Como apontam esses resultados, qualquer homem acima de 45 anos deve fazer um exame urol√≥gico anualmente. Se houver casos de c√Ęncer na fam√≠lia, esse exame pode ser antecipado j√° aos 40 anos. Os principais sintomas de altera√ß√Ķes prost√°ticas est√£o relacionados com a elimina√ß√£o da urina:

-                              urina com jato cada vez mais fraco;

-                              dificuldade ou demora para começar a urinar;

-¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† necessidade de urinar com mais freq√ľ√™ncia;

-                              acordar à noite para urinar várias vezes;

-                              presença de sangue na urina.

 

¬† ¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†Al√©m da heran√ßa gen√©tica, que influencia em 10%, o meio ambiente, o sedentarismo, a alimenta√ß√£o muito rica em gorduras animais e o estilo de vida s√£o considerados os principais fatores no surgimento do c√Ęncer de pr√≥stata. O tema ‚Äúestilo de vida‚ÄĚ foi desenvolvido nesta mesma coluna no m√™s de setembro, com o t√≠tulo: ‚ÄúSa√ļde e estilo de vida‚ÄĚ.

√Ȭ† relativamente recente a aceita√ß√£o de que o c√Ęncer de pr√≥stata √© um dos mais graves -¬† at√© o final de 1980 esse tipo de doen√ßa era considerado raro. Em 1941, o Dr. Charles Huggins, do Canad√°, pesquisou e publicou sua tese, mostrando a rela√ß√£o entre o c√Ęncer de pr√≥stata e o horm√īnio testosterona, o que lhe valeu o Pr√™mio Nobel de Medicina, em 1966.

No Brasil¬† surgem 50 mil novos casos relatados por ano. √Č a segunda causa de c√Ęncer no homem, enquanto as les√Ķes de pele continuam em primeiro lugar. A maior incid√™ncia ocorre na ra√ßa negra, o que est√° sendo estudado em todo o mundo para se descobrir¬† a causa.

Quanto aos vários tipos de tratamento, em primeiro lugar vem a conduta médica de avaliação trimestral ou semestral do paciente, de acordo com  a graduação do tumor. Essa graduação está  embasada na  Escala de Gleason, nome do médico que a formulou. A graduação vai de  1 (quando as células cancerosas ainda apresentam contornos bem definidos) a 5 (quando essas células já estão aglomeradas em sua totalidade).

Outra conduta adotada √© o tratamento com horm√īnios, por meio de inje√ß√Ķes ou comprimidos, que podem reduzir a a√ß√£o mal√©fica da testosterona. A contraindica√ß√£o maior reside no fato de que quase cem por cento dos pacientes ter√£o osteoporose e perda de libido. Outros tratamentos envolvem a quimioterapia, que pode reduzir a multiplica√ß√£o celular. A braquioterapia consiste na implanta√ß√£o, na pr√≥stata, de pequenas c√°psulas de iodo ou ouro radioativo. Esse tratamento √© indicado apenas para tumores¬† iniciais, com baixo risco.

Também pode ser realizada a radioterapia com bons resultados a curto prazo, ocorrendo 20%  de recidiva. Hoje em dia ainda se considera como melhor tratamento a cirurgia com remoção total da  próstata. Houve um grande avanço nos tipos de cirurgia, e a  disfunção erétil permanente, que era um grande risco  do pós-operatório, hoje ocorre  em apenas 30% dos casos.

Em junho passado, no Congressso Americano de Oncologia em Chicago (EUA), foram apresentadas pesquisas, por m√©dicos ingleses e americanos, com um novo medicamento ‚Äď Abiraterona ‚Äďque se mostrou eficaz em 50% dos casos¬† com met√°stase. Esse medicamento continua em estudo e a sua aprova√ß√£o s√≥ dever√° ocorrer¬† de 3 a 5 anos.

A maior expectativa, ainda em pesquisa e prov√°vel aprova√ß√£o em menos de cinco anos,¬† consiste num novo marcador no sangue, com a sigla EPCA-2, para detectar precocemente o c√Ęncer de pr√≥stata, com seguranca¬† 97% superior ao exame do PSA.

Como prevenção precoce, todo homem, entre 40 e 45 anos, deve consultar um urologista, mesmo não apresentando nenhum sintoma.

Mude para melhor seu estilo de vida!

 

O Dr. Luiz Freitag é autor do livro Como transformar a Terceira Idade na Melhor Idade -  lvfreita@uol.com.br   geriavita@uol.com.br

Patrocinio





Recado
Anjos de um minuto
Ele avançou com dificuldade e, então, percebeu. A mulher seguia ao lado

Somando forças
Um ano cheio de surpresas, este que deixamos para tr√°s. A natureza em f√ļria deixou penosas lembran√ßas

Cumpra sua lista. Sempre h√° tempo
Novo ano. Sempre é hora de revisar comportamentos e tomar rumo certo

Quando pensar faz mal
Às vezes surpreendo as pessoas afirmando que pensar racionalmente

© 2014 Vidaintegral Ltda.